[COMO FUNCIONA UM SOFTWARE JURÍDICO]

COMO FUNCIONA UM SOFTWARE JURÍDICO



Pensando em quanto o tempo de um advogado é precioso, inauguram-se diversas ferramentas tecnológicas com o objetivo de modernizar, integrar e automatizar a rotina desse profissional. Entre essas ferramentas encontra-se o software jurídico. Com uma proposta de reunir em um único programa várias das facilidades da era moderna - como, por exemplo, nuvem de armazenamento, calendário digital, sistema de segurança, auxiliar financeiro… -, o software jurídico permite que o profissional solucione, em alguns minutos, questões que poderiam levar dias para serem resolvidas.


O software jurídico vai muito além de um sistema de gestão de processos judiciais. Com ele é possível elevar a produtividade, promover uma melhoria na rotina do escritório, conquistar mais clientes, integrar toda uma equipe, manter um controle absoluto de tudo o que acontece na empresa, entre outros. Tudo isso de uma forma organizada e eficiente.

Mas afinal, o que é um software jurídico?


Agora que já falamos um pouco das vantagens de possuir tal ferramenta em seu escritório, muitos devem estar se perguntando do que se trata a ferramenta, afinal.

Software jurídico é um sistema que tem como propósito facilitar o trabalho de um profissional da área jurídica. Isso porque ele permite consultas e manuseios online, possibilitando a automatização do recebimento dos processos em andamento, além de questões de administração e caixa.

Sendo um software desenvolvido para atender exclusivamente a advogados, essa ferramenta busca justamente agilizar os procedimentos, tornando automáticas as atividades cotidianas desses profissionais. Com isso, esse programa atende advogados autônomos, escritórios de advocacia e até mesmo departamentos jurídicos, tornando seus processos mais ágeis. Como funciona um software jurídico?

Como já dito anteriormente, o software jurídico possibilita que o advogado acompanhe os processos judiciais e administrativos. A grande questão é que, por se tratar de um meio online, todas essas ações podem ser realizadas a qualquer hora e de qualquer lugar, basta que se tenha acesso à internet. Através da plataforma é possível consultar documentos, honorários, relatórios, uma agenda pessoal, ou até mesmo a agenda de colaboradores, onde poderão ser consultados e editados os respectivos desdobramentos


E como trabalham as divisões do software jurídico?



Muito bem. Dissemos que o software jurídico acopla em sua estrutura diversos facilitadores de rotina, mas para entender seu funcionamento é importante entender a aplicação de cada um deles. Nesse caso, destacamos:


  • A nuvem de armazenamento

Com a nuvem todos os arquivos são lançados em um único lugar e a informação fica centralizada. A utilização do software promove a diminuição do uso de papel e o desprendimento de práticas manuais. Nesse cenário, o acesso a informações é feito de uma forma totalmente digital, não sendo necessário que o advogado se desloque até o escritório para ter de conectar-se a uma declaração, um registro ou um certificado. Temos então uma economia em papel e impressão e, consequentemente, no orçamento. Atrelado a isso, há uma otimização do tempo que seria gasto na organização de documentos.


  • A Agenda digital

Ao software jurídico normalmente se insere uma agenda com sistema de alertas que pode evitar que os prazos sejam perdidos. O software se encarrega de emitir avisos para as datas destacadas, e o advogado ainda é alertado quanto aos seus processos, audiências, entre outros. Existindo inclusive a possibilidade de consulta da agenda de todos os colaboradores.



  • O Auxiliar financeiro

Optar por um software jurídico equipado com um auxiliar de gestão financeira é um diferencial competitivo com grandes vantagens. O software apresenta um resumo de todas as atividades financeiras do escritório. Dessa forma, afazeres como controlar honorários e despesas, organizar o fluxo de caixa, emitir faturas e outros, tornam-se muito mais simples. Auxílios como esse garantem que obrigações como essas sejam otimizadas, além de diminuir a margem de erro humano. Além disso, esse recurso conta com um complexo de segurança que garante que somente pessoas autorizadas tenham acesso à plataforma.



  • O Complexo de Segurança

Falando em acesso restrito e conexão somente para pessoas autorizadas, um dos recursos que compõe o software jurídico é exatamente um complexo de segurança desenvolvido para proteger os dados ali contidos.


Você já pensou na importância dos dados que se encontram em um escritório de advocacia? Ao lidar com dados de processos, um escritório tem em mãos informações que exigem cuidados especiais de proteção. Para a segurança do advogado e dos clientes é necessário que se tenha em mãos uma ferramenta que ofereça um bom complexo de segurança, e que possua algum tipo de controle de acesso - dessa forma apenas pessoas autorizadas podem acessar e visualizar as informações ali presentes. Esse é justamente o caso do software jurídico controle de processos judiciais em que há também uma garantia da segurança da informação e um campo de dados restrito.

Concluímos então que o software jurídico não é apenas um simples programa de computador, e sim muito mais que isso. Passando por transformações e acréscimos constantes para se tornar mais moderno e útil, o software se tornou não apenas um diferencial, mas uma ferramenta essencial para os profissionais de advocacia que possuem seu próprio escritório, ou aqueles que trabalham em outros escritórios.

Os benefícios da sua aquisição são inúmeros, e entre eles conseguimos alcançar facilidades como: simplicidade de acesso, gestão automática de processos, mobilidade, atendimento de excelência, centralização de informações, controle e modernização da rotina etc. Os avanços tecnológicos têm transformado a rotina dos profissionais dos mais diversos segmentos, e o meio digital se mostra hoje. Aquilo que há algum tempo não era sequer imaginável, tem sido muito bem aproveitado por advogados. O meio jurídico se mostra um grande beneficiado graças às diversas ferramentas desenvolvidas para automatizar e executar tarefas do dia a dia de um advogado.

Nesse contexto, o software jurídico se apresenta para aqueles que utilizam a ferramenta como um importante facilitador de atividades. Além disso, trata-se de fator indispensável para o crescimento do escritório. Tudo é automatizado, e processos que antes levavam longos períodos de tempo para serem concluídos, agora são gerados com apenas poucos cliques. O mesmo ocorre com o pagamento de pessoas cadastradas: o acesso é imediato e os processos ativos são atualizados em tempo real, recebidos, arquivados, entre muitos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas